Segundo Warren Bennis, conselheiro de quatro importantes presidentes americanos – “Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade”. Esta também é uma das muitas habilidades que nos ajudam a explicar o que é ser líder e o valor do seu papel tanto no contexto das empresas como dá sociedade de modo geral. Neste sentido, podemos dizer que todos têm um líder a quem admiram, respeitam e no qual se espelham em seu trabalho, carreira ou vida pessoal. Imagino que tenha também. E aí, qual é a sua inspiração? Responda ao final do artigo!
Quando falamos em lideranças bem-sucedidas estamos nos referindo tanto aquelas que constroem grandes resultados em suas organizações, como às que trazem mudanças importantes para a vida das pessoas e para o mundo. E por falar em líderes inspiradores, temos muitas referências positivas como: Martin Luther King Jr. Irmã Dulce; Nelson Mandela; Oprah Winfrey, Barak Obama; Bill Gates; Mahatma Gandhi; para citar alguns nomes de homens e mulheres que, no seu tempo e ao seu modo, fizeram e marcaram a história.
A Importância da Liderança Inspiradora
No contexto profissional a figura do líder é essencial, pois é o gestor quem comanda as equipes, direciona o trabalho, ensina, delega, corrige, comunica, supervisiona, dá feedbacks e conduz os colaboradores aos resultados esperados. Também tem o papel de inspirar, motivar e incentivar as pessoas, dar suporte ao seu desenvolvimento contínuo, colaborar para com o seu crescimento e, especialmente, o de fazer com que seus funcionários estejam sempre engajados e comprometidos com a concretização das metas.
Por tudo isso, um ambiente empresarial positivo é aquele onde o líder também é uma referência positiva para os seus liderados. Do contrário, uma má gestão pode acabar comprometendo não apenas os resultados da organização ou o clima da empresa, mas aumentando os níveis de insatisfação, improdutividade, rotatividade e potencializando a perda de grandes talentos.
Na prática, isso quer dizer que quando o líder se perde em sua liderança, ou seja, quando não consegue gerenciar com efetividade os processos e as pessoas, consequentemente, a empresa se perde junto com ele. Sem uma direção assertiva e um gestor capaz de inspirar e conquistar a colaboração espontânea dos seus profissionais, dificilmente qualquer negócio, por mais promissor que seja, poderá alcançar o sucesso esperado.
Portanto, antes de querer liderar é importante entender o que é ser líder na essência. Digo isso porque muitos acham que é simplesmente ter o poder para mandar ou tomar decisões. Contudo, esta função é uma missão que envolve grandes responsabilidades, como também que exige um bom preparo técnico, emocional e comportamental por parte daqueles que comandam.
Logo, quando falamos em sucesso na liderança precisamos pensar de modo sistêmico, levando em conta aspectos importantes como as habilidades de comunicação e de relacionamento interpessoal, por exemplo. E sabe por que isso é tão importante? Porque saber se comunicar e se relacionar positivamente faz toda diferença na gestão de uma empresa, pois elas são formadas por pessoas e para pessoas. É fundamental se lembrar disso!
Como tal, é preciso pensar na liderança de forma mais humanizada também e entender a equipe como o mais importante capital do negócio. Assim, quanto mais assertiva for à comunicação entre líderes, liderados e clientes e, quanto melhor e mais construtiva for sua relação interpessoal, mais forte será a gestão de pessoas e melhores serão os resultados.
Mas Afinal, O Que é Ser Líder?
Em minha visão, o verdadeiro líder é aquele que inspira crescimento, evolução, desenvolvimento e ações positivas em seus liderados. O líder é também um agente de mudanças e transformações nas empresas e no mundo. No contexto organizacional, ele é a chave para que uma equipe consiga alcançar o máximo desempenho em seu trabalho, para que seus profissionais possam crescer coletiva e individualmente, e se destacar por meio de resultados consistentes.
Nos dias atuais, onde os colaboradores buscam não apenas chefes, mas líderes e mentores, ou seja, guias que realmente ajudem a potencializar seu desenvolvimento, corrigir suas falhas e a ascender na carreira; à exigência por lideranças preparadas para articular em todas as frentes se tornou ainda maior.
Os profissionais não querem apenas obedecer a ordens e serem cobrados veementemente pelo alcance metas. Querem ser ouvidos, reconhecidos, valorizados e respeitados, fazer parte de algo maior e ter alguém que os inspire a serem cada vez melhores. Ou seja, querem poder contar com o subsídio de gestores preparados e congruentes, que lhes ajudem a crescer, evoluir, amadurecer e prosperar na empresa e também na vida.
Um líder é alguém que está sendo observado 24 horas por dia. Tudo que faz é medido, julgado e avaliado por seus liderados e pelas pessoas ao seu redor. Sua moral é exigida, sua capacitação técnica é medida e os seus comportamentos e o lado emocional são avaliados sempre, de forma que tudo que pensa e faz tem uma influência direta sobre aqueles que ele lidera.
Em vista disso, para ser bem-sucedido nesta empreitada é importante entender qual é o verdadeiro papel do líder, buscar aperfeiçoamento constante, identificar, reconhecer e trabalhar seus pontos de melhoria e ter atitudes que ajudem a edificar uma liderança de sucesso. Isso que dizer aquela gestão capaz de gerar transformações e mudanças positivas, desenvolver as pessoas continuamente, trazer inovações para a empresa, encantar os clientes, superar os momentos de crise e atingir resultados extraordinários.
20 Habilidades e Competências que Todo Líder de Sucesso Deve Ter!
- Inteligência emocional e social;
- Feeling para formar bons times;
- Visão empresarial e de futuro;
- Saber identificar e estimular os talentos;
- Capacidade de negociação e diálogo;
- Dar feedbacks assertivos e saber recebê-los;
- Gerenciamento do tempo e das demandas;
- Capacidade de desenvolver e integrar pessoas;
- Atração e retenção de talentos;
- Autoconhecimento, proatividade e automotivação;
- Redução do turnover na empresa;
- Tomada de decisões assertiva;
- Capacidade de criar um clima positivo;
- Abertura para compartilhar seus conhecimentos e experiências;
- Saber lidar com os desafios e momentos de crise;
- Capacidade de inspirar, motivar e engajar pessoas;
- Humildade para aprender e buscar evolução contínua;
- Comunicação assertiva e bom relacionamento interpessoal;
- Talento para identificar e inteligência para aproveitar oportunidades;
- Maximização da produtividade e potencialização de resultados.
Estes são alguns dos pontos-chave que todo líder deve possuir para ter sucesso em seu trabalho. Logicamente, que nem todos nascem com todas estas habilidades já desenvolvidas. Por isso, é importante buscar identificar quais são os gaps técnicos, emocionais e comportamentais e focar em desenvolver estas qualidades, bem como em conhecer aqueles pontos fortes que devem ser mais valorizados e colocados como base da sua gestão.
Atitudes do Líder Bem-Sucedido Para Te Inspirar a Ir Além!
Sabe que o Sucesso é Consequência!
O líder bem-sucedido tem consciência de que o sucesso é sempre fruto de um trabalho árduo e de muita dedicação e foco nas pessoas e nos resultados. Como tal, busca sempre traçar estratégias efetivas para alcançar suas metas, levando em conta seus desafios, mas também suas potencialidades, ou seja, seus talentos, competências e os diferenciais que podem tornar seus planos em realidade.
É Um Bom Exemplo
Se você quer conquistar a colaboração da equipe é muito importante dar bons exemplos para os seus liderados e inspirá-los a ser o melhor que podem ser. Um bom gestor sabe disso e está sempre atento às ideias que compartilha e aos comportamentos que tem tanto quando está com sua equipe como quando não está.
Ser exemplo é buscar fazer sempre a coisa certa, independente da situação ou das pessoas envolvidas, ter uma postura sempre íntegra e ética, tomar decisões justas, não usar seu cargo para diminuir as pessoas ou se valer de vantagens. Não por acaso líderes exemplares são os mais respeitados e lembrados!
Reconhece e Respeita seus Liderados
Embora o líder tenha poder e autoridade, liderança é um trabalho que se faz em conjunto com os liderados. Sem a colaboração da equipe, sem suas ideias, conhecimentos, soluções, experiências, visões, opiniões e comprometimento; os resultados simplesmente não existem. Portanto, um líder de sucesso respeita o papel de cada um dos seus profissionais, reconhece o seu valor individual e também coletivo e sempre faz questão de mostrar isso a todos.
No dia a dia da gestão, esta atitude faz muita diferença na confiança e motivação dos colaboradores e no engajamento em seu trabalho. Quando o líder reconhece o valor de cada um, as pessoas sentem que vão valorizadas e que fazem parte de algo maior, o que é essencial para sua satisfação profissional, retenção e para o alcance efetivo dos objetivos da empresa.
Valoriza os Feedbacks
Muitos gestores dizem que “não têm tempo” para dar feedbacks aos seus liderados e deixam de investir numa das mais poderosas e efetivas ferramentas de gestão de pessoas. O líder bem-sucedido sabe como estes retornos são importantes para o seu crescimento como gestor e, não se priva deles, e também entende que são essenciais ao desenvolvimento dos seus liderados.
Pensando nisso, busca usar os feedbacks tanto para trabalhar seus próprios pontos de melhoria, como para corrigir erros e problemas na equipe, orientar seus colaboradores sobre suas demandas, frear comportamentos errôneos e também para reconhecer seus bons resultados.
Transmite Confiança ao Time
Líderes inseguros geram equipes inseguras, o que compromete totalmente o alcance de suas metas. Por isso, transmitir confiança ao time é muito importante para que os profissionais sintam que podem verdadeiramente contar com o seu líder e, que este lhes apoia integralmente em seu trabalho.
No dia a dia, esta segurança é mostrada por meio de decisões firmes e consistentes, pelo apoio ao grupo nos momentos de dificuldades ou desafios, pelas ações e palavras de incentivo, pela confiança do líder ao delegar uma tarefa importante a um liderado e pelo reconhecimento ao trabalho bem-feito.
Quando o gestor confia em seus profissionais, eles sentem-se mais confiantes e seguros também porque são respaldados pelo seu líder, que assina em baixo e divide com eles as responsabilidades tantos pelos sucessos como pelos insucessos. Isso abre espaço para que a equipe sinta-se mais à vontade para propor novas ideias e soluções, incorporar mudanças propostas pela organização e a que possa sempre se desafiar a ir além.
Comunica-se com Assertividade
A comunicação assertiva é um elemento-chave ao sucesso de todo líder. É o que torna a transmissão de informações, conhecimentos e experiências viável, esclarece dúvidas, elucida notícias desencontradas, evita a propagação de fofocas e boatos e torna interação entre o gestor, à empresa e os seus profissionais possível. Logo, quanto melhor a comunicação, melhor a gestão.
Um líder de sucesso sabe disso e, como tal, não dá espaço para meias conversas. Isso quer dizer que ele sempre busca repassar informações com precisão, clareza e verdade aos seus liderados. A intenção é que assim sua equipe esteja sempre bem informada sobre o que acontece na empresa e no grupo, possa ter um campo de comunicação sempre aberto e executar seu trabalho sempre com excelência.
Na prática, além de evitar insatisfações por conta de retrabalhos, decorrentes da imprecisão na comunicação interna, esta atitude também cria um vínculo de confiança com seus liderados, pois sabem que caso tenham alguma dúvida ou questão a resolver, podem perguntar ao líder que ele lhe dará uma posição.
Relaciona-se Positivamente
Nenhum líder que se relacione mal com seus liderados irá conseguir voluntariamente a colaboração deles. E por mais que existam líderes de sucesso com má fama neste quesito, a verdade é que eles acabam tendo bem mais dificuldade para conquistar seus objetivos por não terem muito carisma.
Relacionar-se positivamente é, acima de tudo, ter educação e respeito. Isso significa promover uma comunicação civilizada com a equipe, ou seja, sem ofender ou desrespeitar ninguém para conseguir o que quer. Não é sobre ser um “chefe bonzinho”, mas sobre ser um líder humano e capaz de promover bons resultados sem precisar desmerecer ninguém, muito menos sua equipe.
Quando os profissionais sentem-se humilhados e desrespeitados por seu gestor, a tendência é que fiquem desmotivados, improdutivos e cabisbaixos e, consequentemente, peçam para sair da empresa. Isso além de aumentar o turnover, compromete a qualidade do clima no ambiente de trabalho, o que prejudica a todos. O líder deve, portanto, buscar ter um bom relacionamento com seus colegas e liderados, sabendo a hora certa de aliviar a pressão, descontrair e também de cobrar as metas.
Acumula Resultados Extraordinários
Os sucessos de um líder são um dos seus principais cartões de visita. Contudo, tudo isso depende de muito esforço, trabalho, foco, dedicação, timing, do engajamento de sua equipe, criatividade, inteligência emocional e social e, muitas vezes, até mesmo de alguns sacrifícios pessoais. Tomar esta consciência é essencial para não apenas se inspirar nos exemplos de sucesso, mas para aprender agir como um verdadeiro líder de si mesmo.
Não por acaso, todos querem ter como mentores lideranças bem-sucedidas, que trilharam um caminho de vitórias e que estão dispostas a compartilhar suas histórias e conquistas com aqueles que estão começando. E você, em quem se espelha?
Aqui vale destacar que nem sempre as coisas são fáceis ou que o gestor sempre terá todas as respostas prontas. Um líder se faz exercendo a liderança dia pós dia, pois até mesmo um talento nato pode se perder pela falta de prática. Lembre-se disso e busque formatar sua própria forma de liderar.
Por fim, para entender, na essência, o que é ser líder é importante sempre realizar o seu melhor e trabalhar com foco, resiliência, paixão e determinação para conquistar seus resultados extraordinários. Esta é a maior prova de que você foi capaz de superar seus desafios, ousar fazer diferente e de ir além.
Fonte: www.ibccoaching.com.br | Imagem: Google