Como se planejar para avançar profissionalmente em 2019

O início de um ano faz com que muitas pessoas tragam à tona metas antigas e elaborem novas, a fim de uma vida mais equilibrada e alinhada com seus objetivos. Em muitos casos, isso se estende à vida profissional.

Como qualquer objetivo, para atingir os de carreira, a forma mais segura é direcionando esforços a partir de uma reflexão que gere um planejamento adequado e ações consistentes. Claro que entra uma dose de disciplina para cumprir o que foi estipulado, mas ter esse caminho traçado motiva e facilita.

As dicas seguintes vão te ajudar a se planejar para alavancar a carreira neste ano, independete de sua fase profissional. Se quer crescer na carreira em que está, conseguir uma oportunidade ou mudar completamente de rumo, siga estes passos, apenas tomando cuidado para ajustá-los de acordo com sua trajetória e vontade.

Primeiro passo: Onde está na carreira? Entender o seu estado atual é a análise inicial para seu planejamentoe a partir disso, você vai definir os próximos passos. Mesmo que pareça óbvio, vale a pena refletir mais profundamente para perceber todas as nuances do que você está vivendo e como se sente sobre isso.

Questione-se se está satisfeito com o que faz, onde trabalha e o que almeja. Deixe as ideias fluírem e anote tudo o que vier à sua cabeça. Muitas vezes, tudo parece confuso dentro da mente e anotar ajuda a ter mais clareza.

Segundo passo: Onde quer chegar? Você já parou para pensar quem deseja ser profissionalmente daqui a dois, cinco ou dez anos? Suas metas de carreira podem não estar tão claras até você dedicar um tempo para refletir sobre elas. Isso é importante para definir seu plano de ação deste ano e alcançar a felicidade e plenitude no campo profissional.

Para se sentir efetivamente motivado e chegar até seu objetivo, tente ainda compreender o que está por trás dessa vontade. Algumas questões podem fomentar a reflexão, como “por que valerá a pena alcançar tal objetivo?” e “por que isso é importante?”.

Terceiro passo: O que precisa mudar? Apenas uma ação diferente que vai te trazer resultados diferentes e te deixar mais perto de chegar onde quer. Se você quer conseguir uma colocação, subir na carreira: O que está faltando para conseguir a vaga que quer? É experiência? Conhecimentos? Oportunidades? Um currículo melhor?

Caso o desejo seja mudar de carreira, pergunte-se se há algum impasse para tal. Considere uma nova rede de contatos e novos conhecimentos técnicos.

Quarto passo: trace metas Talvez o brainstorming do passo anterior te mostre que há muito a se fazer até chegar onde quer. Suas metas de carreira devem ser desafiadoras o bastante para que você evolua muito durante a trajetória a fim de tornar-se o profissional que deseja, na posição e impacto esperados.

Como estamos falando de um plano anual, o ideal é que você estipule objetivos que possam ser cumpridos no espaço de um ano. Não muito pequenos, afinal você tem 12 meses para agir e também não muito grandes, pois o longo prazo pode acabar te desmotivando.

Em um ano, ações como complementar sua formação podem te deixar mais próximo de seu objetivo de carreira, ou até se desenvolver como líder e nutrir uma rede de contatos mais rica. Reflita sobre e defina suas metas. Equilibre a quantidade delas inversamente ao quão difíceis são: quanto mais desafiadoras, em menor número.

Quinto passo: quebre em objetivos menores e estipule prazos Não definir prazos é arriscado e pode colocar todo seu planejamento a perder. Se o medo é não cumprir, estipule prazos realistas e vá se esforçando ao máximo para alcançar cada um dos objetivos menores neste ano.

Você pode, por exemplo, dedicar o primeiro semestre do ano a cursos e o segundo à procurar oportunidades de atuação em ONGs e projetos. Adeque os prazos de acordo com a duração dos cursos e do que mais precisar. Não esqueça de registrar tudo isso para acompanhar o andamento das suas metas de carreira durante o ano.

*Matéria originalmente publicada no portal parceiro Na Prática

Fonte: Época Negócios | Imagem: Google