Vender mais é o sonho de todo varejista. Independentemente do porte ou do segmento, o que vendedores e empreendedores querem é encantar os clientes e fazê-los comprar sempre mais.
Mas, cabe destacar que venda é uma questão de estratégia, e não um dom ou obra do acaso. Quem vende muito sempre tem seus segredos. Por isso, listei aqui os sete mais importantes.
1 – Organização: Ninguém gosta de entrar em uma loja bagunçada e escura. O ambiente precisa ser convidativo para uma experiência agradável. E, nesse sentido, várias coisas interferem, como a localização, o atendimento e as informações que o comprador encontra. O varejo precisa ser bem organizado, facilitando o processo de busca pelos produtos.
2 – Auto serviço: Uma das tendências que se observa hoje é o auto varejo. Em um ambiente mais intuitivo, o cliente fica livre e à vontade para procurar o que deseja, sem a abordagem de vendedores. Facilitar o processo dentro da loja, com organizações setoriais, aumenta os níveis de satisfação no momento da compra e faz com que o cliente queira voltar. Para isso, é preciso planejar a jornada do cliente para evitar que ele entre e saia de mãos vazias.
3 – Lucratividade x giro: Conhecer as categorias de produtos e separá-los com base na lucratividade de cada item também é essencial para garantir aumento nas vendas. Os locais de maior impacto devem ser destinados aos produtos de maior margem de lucro. Já nos locais de menor impacto, devem estar o produtos de maior giro. Já há uma procura natural por eles, não sendo necessário conquistar o cliente.
4 – Adequação ao cliente: Deve-se ter atenção em relação ao perfil de consumo de cada item. Um produto destinado a idosos e gestantes, por exemplo, não deve ser colocado na parte inferior das gôndolas, forçando-os a abaixar. Já os produtos destinados às crianças devem estar à altura dos olhos delas. É preciso pensar sobre todos os produtos, baseando-se no perfil de cliente e tipo de consumo.
5 – Cross selling: Outra estratégia fundamental é a venda casada. Tem sempre um produto que leva a outro e, é importante que eles sejam colocados próximos, impulsionando as vendas. É o clássico exemplo da cerveja no “cantinho do churrasco”. Isso facilita a vida do comprador e aumenta a rentabilidade do varejista.
7 – Experiência: Criar experiências no momento da compra é o grande desafio para quem deseja alavancar o negócio. Em tempos de modernidade, onde as compras podem ser feitas com apenas um click, sem sair de casa, ter o shopper no ponto de venda é uma oportunidade única de encantar.
Por fim, é preciso considerar que as pessoas querem vivenciar a compra, podendo pegar, sentir, experimentar o que desejam levar para a casa. Quem briga apenas por preço está fadado ao insucesso. O varejo requer estratégias que levem em consideração a jornada do cliente e suas preferências. A união entre varejo e indústria tende a ser enriquecedora para ambos os lados. Quem usa a informação a seu favor, turbina as vendas.
André Romero — Diretor da Red Lemon Agency, agência especializada em comunicação, field marketing e ações promocionais.
Fonte: Administradores.com | Imagem: Google